..::Tecnologia::.. Design de carros conceito apontam tendências para o futuro

GINA – com formas totalmente flexíveis para adaptação ao gosto do dono

Os “carros conceito” são um belo jeito das marcas nortearem o lado no qual deve ir o mundo dos veículos nos próximos anos. Um gostinho do futuro, com certeza. Criatividade e designs ousados viram a marca.

 

O sucesso de um protótipo nem sempre quer dizer que o carro chegará ao mercado, mas os projetos servem para o avanço das tecnologias e, mais ainda, para valorizar as marcas. Com conceitos de ponta, uma fabricante se diferencia das outras. Selecionamos alguns carros conceito que foram apresentados nesse ano e que apontam para as principais tendências das supermáquinas do futuro.

 

Carroceria flexível

 

A BMW recentemente lançou uma alternativa pra lá de ousada como alternativa às chapas de aço, usadas para revestir carros: tecido.

 

É o GINA – abreviação de Geometry and Functions In ‘N’ Adaptations (‘N’ Adaptações para Geomentria e Função), com formas totalmente flexíveis para adaptação ao gosto do dono. Os componentes da carroceria podem ser mudados. Um exemplo é o aerofólio, que pode aparecer ao esticar o tecido, que não absorve água, não amassa e é moldado em cima de cabos de metal e carbono.

 

Assista o vídeo e veja a ação da fibra em movimento.

 

Supercomputador

 

A gente se acostumou a dizer que no futuro os carros vão dirigir sozinhos, mas no que depender da BMW, os motoristas terão o controle por muito mais tempo. E um supercontrole. A marca investiu num carro com um supercomputador de bordo, que informa na tela de tudo um pouco: desde como anda o motor até quem está na sua frente na rodovia. O BMW Vision Conected Drive ainda abusa do design futurista, tem lugar para apenas duas pessoas e pode ser dirigido com as portas – elétricas – abertas.

 

Poluição Zero

 

O grande volume de carros conceito elétricos ou híbridos mostra que a redução da poluição é considerada essencial pelos fabricantes. Mas o projeto chinês Solar Coco Concept EV vai além. O carro é uma espécie de rolo que se move girando pela cidade e não emite uma partícula sequer de CO2. Todo o sistema é elétrico e, ainda por cima, quando o carro é estacionado, abre-se um painel solar que serve pra recarregar a bateria. Por enquanto nenhuma empresa quis produzir o carro, criado pelos designers Jin Yuanbiao, Gang Tang and Su Sha.

 

Movido a ar comprimido

 

A Honda, por sua vez, quis combinar a ideia de um carro ecológico com velocidade, coisa que pouca gente dispensa num automóvel. Assim surgiu o Honda Air Concept. O veículo é levíssimo e movido a ar comprimido. As rodas sem aros ajudam a manter toda a estrutura com pouco mais de 450 kilos.

 

Design digno de cinema

 

Por fora o Citroen Survolt Concept mais parece um daqueles carros que os super-heróis dirigem nos filmes. O design luxuoso e ligado a conceitos de moda se transformou no DNA da marca francesa que tenta revolucionar o conceito de carro esporte com um modelo mais compacto e elétrico. Luxo, sim. Desperdício, não.

 

Coolaboração dos clientes

 

Aqui no Brasil, o maior lançamento de carro conceito foi o da Fiat no último Salão do Automóvel de São Paulo. O Fiat Mio Concept Car III foi criado com a coolaboração de clientes. Todo o processo pode ser acompanhado num site especial da marca. O veículo compacto tem apenas 2,5 metros de cumprimento.

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: