Idéias de reaproveitamento do lixo eletrônico

O reaproveitamento de resíduos está cada vez mais presente e acessível, porém existe uma parcela de material que acaba sendo menosprezada: os descartes tecnológicos ou lixo eletrônico.

A velocidade com que celulares, computadores, câmeras digitais e tantos outros acessórios tornam-se obsoletos é quase absurda. E o mais preocupante é o destino que tal “lixo” toma no meio ambiente.

Amenizando essa gama tão grande e preocupante de material sem destino correto,  temos alguns exemplos de soluções que visam diminuir esse problema:

O designer chileno Rodrigo Alonso propôs mobiliário feito de resíduos eletrônicos e resina. Sua proposta era dar nova visualização a esses materiais, e mostrar que é possível inserir essa inovação em elementos tão presentes no cotidiano.

No mundo da moda também pode-se encontrar quem reeducou o olhar para esses materiais.

O designer português João Sabino propôs uma utilização inovadora e atrativa, desenvolveu uma bolsa com peças de teclados. De acordo com ele o processo de fabricação é simples e seu intuito é manter um certo ar “experimental” em seus projetos.

Já a artista plástica e artesã Naná Hayne trabalha com o lixo eletrônico no desenvolvimento de diversos acessórios. Ela afirma ainda que utiliza outros materiais como peças de relógios, cordas de guitarra, embalagens de shampoo, tampas de perfumes, entre outros.

E para quem deseja apenas desfazer-se e dar destino correto para seus produtos, algumas medidas podem ser tomadas. Existem empresas de eletrônicos que se responsabilizam pelo recebimento e devido descarte desses produtos, bem como alguns pontos de recolhimento em mercados e outros espaços.

Para se informar melhor sobre o que fazer com seus descartes, a ONG Lixo eletrônico pode te ajudar.  Ela aponta empresas e locais na sua cidade que atendem essa demanda específica, além de contar com diversas notícias relacionadas.

Fonte :http://ecotece.org.br/blog/?cat=121

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: