Romildo Cardozo – Escultor

Nascido em 25 de maio de 1964 em Dourados, Mato Grosso do Sul e radicado em Neves Paulista, Romildo Cardozo é, sem dúvidas, o principal escultor da região noroeste do estado de São Paulo e um dos mais importantes artistas do Brasil.

Mido, como é conhecido na pequena cidade que fica a 469 quilômetros da capital São Paulo, é casado com Gislaine Cardozo e têm dois filhos, Leonardo e Izadora. O artista tem em seu forte as esculturas, os monumentos e painéis feitos em bronze, concreto, metal, alumínio, aço carbono e mármore, que o tem projetado há alguns anos fora do Brasil, e também pinta telas abstratas.

Suas obras estão em acervos no Brasil, Alemanha, Itália, Portugal e Estados Unidos. No Brasil, algumas obras podem ser vistas em portais e praças de mais de 30 cidades, na maioria monumentos, criados a pedido das prefeituras.

Monumento “Trabalho e Fé”, que fica na entrada principal de Neves Paulista

Para o aniversário de Neves Paulista, em 1996, Mido criou o monumento “Trabalho e Fé”, onde fez referência direta à fundação do município, que aconteceu em 22 de maio de 1922. Romildo também trabalhou na restauração das sereias do Palácio das Águas, desgastadas pela ação do tempo. Ele fez uma releitura em cima do que já existia, mantendo a forma original, até porque as sereias são tombadas pelo patrimônio histórico. O artista revestiu as obras com pastilhas de vidrotil e transparente.

Romildo Cardozo durante restauração das sereias do Palácio das Águas, de São José do Rio Preto

Mido também é o autor da estátua de Monsenhor Angelo Angioni, que dá nome a uma praça em José Bonifácio; do monumento “Conciência”, de Santa Fé do Sul; do monumento da Praça da Bíblia, de Tietê; do “Monumento à bandeira”, de Monte Aprazível; da estátua e do painel do recém inaugurado portal de Jaci, entre outas obras que podem ser encontradas em muitas cidades da região de São José do Rio Preto e no ateliê do artista em Neves Paulista.

Estátua de Monsenhor Angelo Angioni, em José Bonifácio

Mido junto ao Monumento “Conciência”, de Santa Fé do Sul

Monumento “Conciência”, de Santa Fé do Sul, de frente e a noite

“Monumento à bandeira”, de Monte Aprazível

Mido também reproduziu fielmente uma das obras mais importantes da história da arte, o Discóbolo, de Miron. A obra foi encomendada por uma empresa de Auriflama.

Reprodução fiel do Discóbolo de Miron feita por Romildo Cardozo

Confira o vídeo da reprodução do Discóbolo.

http://www.youtube.com/watch?v=14xZDTCuVTc&feature=player_detailpage

Fonte: http://www.romildocardozo.blogspot.com.br/ e Diário da Região

Imagens: Divulgação/ Douglas Viscardi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: