impressão digital solvente & eco solvente duvidas frequentes

O QUE SÃO TINTAS PIEZO SOLVENTE E COMO FUNCIONAM?

Solventes são presentes nas tintas digitais por várias razões:

Primeiro são necessários para dissolver as resinas usadas para encapsular os corantes da tinta. Sem a resina a tinta seria como um pó facilmente removível da superfície impressa.

Diferentes tipos de solventes podem ser usados para dissolver as resinas plásticas e solventes “fortes” ou “pesados” são normalmente necessários para dissolver as resinas acrílicas e vinílicas. O solvente, portanto, carrega a resina e o corante num estado líquido através do sistema de entintagem (reservatório, mangueira, bombas e cabeças de impressão), as deposita na mídia e se evapora com a ajuda dos secadores presentes na maioria das impressoras, deixando um filme colorido e seco na superfície impressa.

Em segundo lugar o tipo de solvente usado controla a velocidade de secagem e cura da tinta. Solventes com altas taxas de evaporação secam mais rápido e permitem maiores velocidades de impressão.

Finalmente, solventes determinam a aderência da imagem impressa em superfícies não porosas, como vinil (PVC). Um solvente agressivo irá dissolver a superfície, permitindo uma liga íntima com a resina e corante, melhorando a resistência à abrasão. Já solventes mais fracos vão simplesmente depositar a resina e o corante sobre a superfície, permitindo a sua riscagem ou até remoção pela raspagem ou esfregando um pano com algum produto de limpeza ou até álcool.

Estes solventes mais fracos ou passivos são também conhecidos como ECO-SOLVENTES.

POR QUE USAR IMPRESSÃO DIGITAL?

Desde que a tecnologia de imagens digitais ingressou na indústria de impressão, há mais de 10 anos, a impressão digital tem sido muito usada como uma forma diferenciada de atender seu cliente.

Embora essas atividades iniciais tenham mostrado uma visão fantástica das possibilidades de imagens digitalizadas, somente recentemente, com a ampla aceitação de sistemas de impressão à base de tintas solvente e mais particularmente de sistemas a base de tintas UV, é que produtos com imagens digitalizadas tiveram viabilidade e durabilidade para competir com aqueles produtos impressos que usam tecnologias tradicionais.

Atualmente, podemos criar imagens numa ampla gama de produtos como outdoors, empenas, front lights, back lights, testeiras, sinalização, papéis de parede, persianas e muitas outras opções.

Existem dois principais benefícios na utilização do processo de impressão digital:

– Primeiro: podemos oferecer soluções em quantidades bem menores comparados às tecnologias tradicionais, possibilitando assim menores estoques, bem como uma redução na quantidade de produtos não utilizados.
– Segundo: o uso de tecnologias de imagens digitais ajuda o cliente a fugir do tradicional. Com tecnologia de impressão digital podem-se criar peças exclusivas, projetadas para atender necessidades específicas de seus clientes. Embora a criação de elementos exclusivos possa custar mais, muitos clientes e corporações buscam oportunidades únicas de divulgação de suas marcas em troca de um custo adicional.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS TINTAS DIGITAIS SOLVENTES E AS CHAMADAS DE ECO-SOLVENTES?

As tintas piezo a base de solventes fortes podem ter uma maior variedade de resinas plásticas, o que torna mais fácil formular tintas com acabamento brilhante, proporcionando mais vida às cores, além de permitir uma ótima aderência numa maior gama de materiais não tratados. Imagens impressas com estas tintas tendem a ter maior resistência à abrasão e aos agentes químicos (produtos de limpeza, álcool, gasolina, etc) de que as tintas ECO-SOLVENTES.
Adicionalmente, como evaporam mais rápido, podem ser impressas numa velocidade maior e requerem menos secadores.
As tintas ECO-SOLVENTES têm menor poder de aderência, requerem uma temperatura de secagem maior e são mais limitadas quanto aos tipos de mídias que podem ser impressos. Por outro lado, por usarem solventes menos agressivos, apresentam menos desgaste nas impressoras e requerem menos manutenção por parte do operador. São normalmente recomendadas para empresas que estão iniciando na área de impressão solvente ou para quem não pretende usar a impressora todo dia.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE IMPRESSÃO SOLVENTE E BASE D ÁGUA?

Impressão à base de água tem durabilidade menor, pois a tinta não resiste a raios UV e a água, sendo usada somente em ambiente interno.

Impressão à base de solvente tem alta resistência a raios UV e água, além de imprimir em diversos materiais, mesmo sem tratamento, podendo ser utilizado tanto em ambiente interno como externo.

 

fonte : http://www.ctdigital.com.br/index.php?page=faqs

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: