Philips

Fundada em 1891 em Eindhoven, Holanda, a Philips & Co. foi criada para satisfazer a crescente procura de lâmpadas que se verificou após a comercialização da eletricidade. Nos primeiros anos da Philips & Co., a representação da marca da companhia teve muitas formas: uma delas foi um emblema formado pelas letras iniciais de Philips & Co., e outra foi a palavra Philips impressa no vidro das lâmpadas de filamento de metal.Uma das primeiras campanhas foi lançada em 1898 quando Anton Philips utilizou como ferramentas de marketing uma série de postais mostrando trajes típicos holandeses. Na parte superior de cada cartão podia ver-se uma fila de lâmpadas e em cada uma delas aparecia impressa uma letra da palavra “Philips”. Em finais dos anos 20, o nome Philips foi adquirindo a sua forma atual.

Embora o logotipo da empresa tenha permanecido consistente desde os anos 30, o modo como a Philips se tem promovido e comunicado com o mundo exterior sofreu alterações. Regra geral, até meados dos anos 90, todas as campanhas publicitárias e de marketing eram feitas a nível de produto e em cada um dos mercados locais. Ao utilizar muitas campanhas diferentes de forma simultânea, não se transmitia uma imagen global da Philips como empresa global.Para estabelecer uma presença global consistente, em 1995 a Philips apresentou a primeira campanha internacional sob o lema “Let’s make things better” (Por si fazemos melhor). Esta assinatura condensava o pensamento “One Philips” e a sua apresentação realizou-se de forma global para todos os mercados e em todos os produtos. Também foi a primeira campanha que unificou toda a empresa, transmitindo aos seus empregados a noção de pertencerem a uma empresa unida e que passava essa imagem para o exterior.Em Setembro de 2004, a Philips deu a conhecer a nova promessa de marca “sense and simplicity”, que marcou um novo rumo para a companhia. “Sense and simplicity” reflecte o compromisso da Philips de ser uma companhia dirigida para o mercado, oferecendo produtos e serviços que cumprem a promessa de serem “criados a pensar no utilizador, fáceis de usar e avançados”.Em 2008, o valor total estimado da marca Philips aumentou 8% até aos 8.3 mil milhões de dólares e situava-se no 43º lugar do ‘ranking’ Interbrand das melhores marcas mundiais publicado em 2008.

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