EADWEARD J. MUYBRIDGE – CRIADOR DO PRIMEIRO PROJETOR DE FILMES

Na segunda-feira, dia 9 de abril, o Google transformou o doogle em uma série de imagens de cavalo para homenagear o 182º aniversário de nascimento do fotógrafo inglês Eadweard J. Muybridge.

Confira no vídeo abaixo a demonstração do Doodle especial em movimento junto com a história do fotógrafo Eadweard Muybridge

Muybridge ficou conhecido pelos experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento, além de ser o inventor do zoopraxiscópio, um dispositivo para projetar os retratos de movimento – o primeiro projetor de filmes, que seria o precursor da película de celuloide.

Eadweard J. Muybridge nasceu no dia 9 de abril de 1830, em Kingston, na Inglaterra. Antes de ser fotógrafo, ele trabalhou no setor editorial. Em 1867, o inglês ficou rapidamente bem sucedido na profissão de fotógrafo, concentrando-se em paisagens e assuntos arquitetônicos. Destaques para as fotos do Yosemite National Park e de São Francisco, Califórnia, que mostravam a particularidade do oeste. Um de seus tantos trabalhos foi fotografar as expedições do exército dos Estados Unidos ao Alaska.

 

Stanford e a questão do galope

Em 1872, o ex-governador da Califórnia Leland Stanford, homem de negócios e apreciador de corridas de cavalo, tomou uma posição popularmente debatida: afirmou que todos os quatro cascos de um cavalo deixavam a terra ao mesmo tempo durante o galope. Stanford tomou esse partido e decidiu provar cientificamente sua afirmação, procurando Muybridge e o empregando para resolver essa questão.

Para provar a afirmação de Stanford, Muybridge desenvolveu um esquema para a captação instantânea de imagens. Seu trabalho envolveu fórmulas químicas para o processamento fotográfico e um disparador elétrico criado por John D. Isaacs. É importante colocar a colaboração de Muybridge e John D. Isaacs, que conseguiu realizar o projeto do disparador fora de cada câmera, há muito tempo imaginado por Muybridge.

Em 1877, Muybridge resolveu a questão de Stanford com uma única foto do cavalo de corrida Occident (de propriedade de Stanford), “voando” em meio ao galope.

No ano de 1878, com o patrocínio de Stanford para expandir o experimento, Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeira experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmeras estereoscópicas a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.

Essa série de fotos, tiradas onde hoje é a Universidade de Stanford, foram chamadas The Horse in Motion, e mostra e que todos os cascos ficam fora da terra – embora não com as patas completamente estendidas, como os ilustradores contemporâneos tenderam a imaginar, mas um pouco dobradas sob o cavalo, “puxando” as patas dianteiras e “empurrando” as traseiras.

O relacionamento entre Muybridge e Stanford teve ruptura em 1882, quando Stanford publicou ‘The Horse in Motion as Shown by Instantaneous Photography’, no qual omite fotografias reais de Muybridge, confiando nos desenhos e nas gravuras baseadas nas fotografias, além de dar escassos créditos a Muybridge pelo seu trabalho.

Outra sequencia de fotos que se transformaram em vídeo é a de um bisão americano (búfalo) galopando.

Zoopraxiscópio

Esperando capitalizar em cima da atenção do público aos seus retratos, Muybridge inventou o Zoopraxiscópio, uma máquina similar ao Zootrópio, mas onde as imagens possuíam um movimento realístico. O sistema foi o precursor do desenvolvimento da película de filme e suas apresentações foram aclamadas pelas audiência do público e dos cientistas.

Mulher descendo as escadas

Na World’s Columbian Exposition, no ano de 1893 Chicago, Muybridge deu uma série de palestras sobre locomoção animal no salão Zoopraxográfico, construído especialmente para essa finalidade. Usou seu zoopraxiscópio para mostrar seus retratos movimentados a um público pagante, que fez com que o salão fosse considerado o primeiro cinema comercial.

Na Universidade da Pennsylvania e no zoológico local, Muybridge usou uma série de câmeras para fotografar povos e animais e estudar seu movimento. Os modelos, ou inteiramente nus ou com roupa muito pequenas, foram fotografados em uma variedade de empreendimentos, variando do encaixotamento, ao passeio abaixo das escadas. Entre 1883 e 1886 ele fez um total de 100.000 imagens, trabalhando sob os auspícios da Universidade do Pensilvânia. Foram publicados como 781 placas que compreendem 20.000 das fotografias em uma coleção intitulada Animal Locomotion. Muybridge trabalhou lado a lado com o início da ciência da biomecânica e da mecânica dos atletas.

Um casal em movimento

Recentemente tem-se agregado a influência de Étienne Jules de Marey no trabalho de Muybridge. Muybridge visitou o estúdio de Marey na França e viu estudos de “stop-motion” de Marey antes de retornar aos Estados Unidos, para promover seu próprio trabalho na mesma área. Entretanto, visto que as realizações científicas de Marey nos reinos da cardiologia e da aerodinâmica (assim como a abertura de caminhos do trabalho na fotografia e na cronofotografia) são indisputáveis, os esforços de Muybridge eram a algum grau mais artísticos do que científicos. O próprio Muybridge explicou, em algumas de suas sequências publicadas, que substituiu as imagens onde as exposições não ilustravam um movimento representativo.

Morte

Eadweard Muybridge retornou a Inglaterra em 1894, publicou dois livros e faleceu em 8 de maio de 1904. Foi cremado e suas cinzas enterradas em Woking.

Legado

Muitas de suas sequências fotográficas foram publicadas em 1980 sob o título Studies of Animal Locomotion. O vídeo do single de Larry Gowan’s, “(You’re A) Strange Animal”, foi uma animação proeminentemente feita no rotoscópio, outro trabalho de Muybridge. Em 1993 o U2 fez um vídeo para a música “Lemon”, um tributo as técnicas de Muybridge. Em 2004, a banda de música eletrônica The Crystal Method fez um vídeo para a música “Born Too Slow”, também baseado no trabalho de Muybridge.

Um documentário sobre sua vida e trabalho intitulado Eadweard Muybridge, Zoopraxographer foi produzido em 1974 por Thom Andersen.

O compositor Philip Glass compôs em 1982 a ópera The Photographer, baseada na história do assassinato do amante da esposa de Muybridge.

Kingston University, em Londres, tem um prédio nomeado em reconhecimento ao seu trabalho como um dos mais importantes fotógrafos britânicos.

Clipe da música Lemon, do U2 em tributo as técnicas de Eadweard Muybridge

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eadweard_Muybridge

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5708691-EI12884,00-Google+doodle+vira+cavalo+para+homenagear+fotografo+ingles.html

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/04/eadweard-muybridge-e-homenageado-por-doodle-interativo-do-google.html

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