A importância das cores nos filmes e no design


Ola pessoal,eu ñ sou de copiar artigos de outros blogs,mas dessa vez estou abrindo uma exceção  ,afinal o artigo é dos bons e tras um assunto muito interessante ele fala sobre a importância das cores nos filmes e no design;Leiam,vale a pena ‘

Uma leitora do blog me enviou um e-mail que achei que daria um bom artigo: como que a cor pode ser vital num filme? Entenda a técnica que muitos diretores usam para ambientar o espectador e que muitas vezes definem o gênero do filme.


A leitora Aline me mandou o seguinte e-mail:

Gostaria de uma ajuda pois estou com dificuldade em entender uma questão que minha professora lançou na aula sobre cor: Ela passou o filme Cisne Negro (Black Swan) e o piloto da série brasileira 3% e disse que esses dois utilizam a cor como uma pratica comum do design. Qual é essa prática?

Antes de responder essa pergunta, eu vou fazer outra pergunta: o que as cenas destes três filmes abaixo tem em comum?

O Chamado

Jogos Mortais

 

A Hora do Pesadelo

Se você respondeu “São todos filmes de terror“, você é um cinéfilo ávido. Já se você respondeu “Todos tem um tom de azul“, você é um designer que presta atenção nos detalhes. As duas respostas estão certas.

Veja outro exemplo, desta vez de filmes pós-apocalípticos. Note os tons de cinza e as cores lavadas das cenas: 

Essa prática é comum entre cineastas do mundo todo. Filmes no deserto tem um aspecto amarelado, filmes de época geralmente possuem um tom de sépia, realidades que não são realidades são verdes (veja por exemplo, o caso do filme Matrix – ou como é conhecido: “o filme mais verde da história”).

Isso chama-se “correção digital de cor” (ou “digital color correction” em inglês). Antigamente, se você queria que seu filme tivesse uma paleta de cores artística e estilosa, você tinha que passar por um processo doloroso de usar filtros na camera, luzes especiais ou ter a imagem exposta de um jeito específico. Era um processo caro, difícil e limitado a pessoas que realmente sabiam o que estavam fazendo.

Hoje em dia, com alguns cliques do mouse é possível ambientar o filme todo de outra forma. Em conjunto com o áudio, a cor é o que define a sensação que o filme deve passar.

Essa mesma prática pode ser adequada ao design, assim como qualquer profissão que lide com imagens. Através das cores você pode passar uma sensação determinada – veja por exemplo os logos de restaurantes de fast-food: todos tem um tom amarelo e vermelho pois são cores que nos abrem o apetite. 

A próxima vez que você assistir algum filme, note o tom de cores das cenas. Veja como muda de filme pra filme (e muitas vezes, pode até mudar de uma cena pra outra).

Bom pessoal é isso ai,o blog da onde eu tirei isso foi ‘Design.Blog’ e os caras mandam muito,abaixo segue o link para visitação.

http://design.blog.br/design-grafico/a-importancia-das-cores-nos-filmes-e-no-design

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: