Transformando roupas velhas em sapatos

A sustentabilidade passou de uma mera tendência para um estilo de vida. Um grande exemplo dessa nova maneira de pensar, é a marca de calçados Pleasemachine, de Budapeste. A designer responsável, Anna Zaboeva, coloca que o objetivo da marca é valorizar o trabalho manual e, principalmente conscientizar seu usuário dos problemas ambientais.(Fonte: pandarte.blogspot.com/2011/06/barcsak-minden-cipo-anna-zaboeva-volna.html)

Os produtos são todos desenvolvidos com a reutilização de peças de roupas que já não possuem mais uso. São vestidos, saias, jaquetas e tantas outras peças que ganham nova cara e novo uso, aumentando seu ciclo de vida.

Os materiais utilizados são recolhidos pelas ruas de Budapeste durante o Lomtalanítás, um período de tempo que a prefeitura disponibiliza para os moradores se livrarem do excesso de lixo, eletrodomésticos, móveis, roupas e tantos outros objetos. Após o garimpo pelos lixos da cidade, tudo que for encontrado que possa ser utilizado passa por um processo de higienização e tratamento.

Depois desse processo, os retalhos são separados e cortados conforme a necessidade do produto desenvolvido. Dada a origem dos materiais, cada sapato é único promovendo individualidade e personalidade aos seus consumidores.


Nas informações de vendas dos produtos a marca informa a porcentagem de material reciclado que foi utilizado. E todas as peças vêm com uma etiqueta (também feita manualmente) explicando a origem do material utilizado, fazendo com que o consumidor crie maior vínculo com o estilo de vida e realize uma compra consciente.

Alguns exemplos dos produtos da marca, que marca seu território com casual, street wear e até sapatos de salto.

Além de toda a preocupação com sua matéria prima, a Pleasemachine também atenta-se em reduzir o impacto ambiental com uso mínimo de máquinas e otimização do uso de papel (procurando atingir um gasto de uma árvore por ano).

Fonte : http://ecotece.org.br/blog/?cat=121


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: