Olimpiedas Rio 2016

O logotipo das Olimpíadas do Rio-2016 se junta a uma história de quase 100 anos de marcas características de cada edição dos jogos. Apesar de ser uma marca da competição, os primeiros Jogos Olímpicos contaram apenas com cartazes destacando o nome da cidade.
A primeira edição que contou com uma logomarca foi a de Paris, em 1924, porém na edição seguinte, em Antuérpia, novamente o logo foi abandonado, sendo reutilizado definitivamente a partir de Los Angeles-1932.
Foi em 1932 que, pela primeira vez, foram estampados os aros olímpicos, que representam os cinco continentes, apesar desse símbolo existir desde 1913. O único ano que não se usou o emblema foi em 1972, nos Jogos de Munique.
Basicamente, os logotipos destacam as cidade-sede, os aros representando o movimento olímpico e alguma imagem que caracteriza o país.
Um dos Jogos que mostraram maior inovação foi o de Tóquio-1964. Nessa edição, os designers japoneses integraram vários aspectos da comunicação, como logo, pôsteres, sinalização e ingressos. O logotipo da edição seguinte, no México, também ganhou destaque devido à utilização de linhas paralelas que eram facilmente reconhecidas.
Em Munique, a mascote começou a ser utilizado como parte integrante da comunicação do evento, o que inspirou a última grande inovação ocorrida em 1984, outra vez em Los Angeles, quando logo, conceito, cores e mascote passaram a ser identificados visualmente em toda a cidade.

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