Charge – A informação satirizada através da ilustração

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil.

Charge de Ique, referindo aos problemas que a Presidenta Dilma tinha no Ministério da Agricultura

Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores infra.

Charge de Cau Gomes, retratando a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos planos de saúde

O termo charge vem do francês charger que significa carga, exagero ou, até mesmo ataque violento (carga de cavalaria). Isto significa aqui uma representação pictográfica de caráter, como diz no primeiro parágrafo, burlesco e de caricaturas. É um cartum que satiriza um certo fato, como ideia, acontecimento, situação ou pessoa, envolvendo principalmente casos de caráter político que seja de conhecimento do público.

Charge de Angeli, retratando o principal tema das charges: os políticos e a política

As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje.


Principais chargistas brasileiros

Entre os principais chargistas e ilustradores do Brasil destaco: Amorim, Angeli, Aroeira, Artur de Carvalho, Cau Gomes, Chico Caruso, Dálcio Machado, Girotto, Glauco, Henfil, Jaguar, Laércio, Laerte, Luis Fernando Verissimo, Lute, Mário Vale, Maurício de Sousa, Maurício Ricardo, Millôr Fernandes, Rodrigo Rosa, Victor Henrique Woitschach (Ique), Ziraldo.

Charges de Dálcio Machado

Na nossa região de São José do Rio Preto, o principal chargista é Lézio Júnior do jornal Diário da Região. Lézio Júnior chegou a nível de reconhecimento nacional, pois suas charges ilustram as principais páginas dos veículos de comunicação impresso do Brasil, como o jornal Folha de São Paulo e as revistas Playboy e Rolling Stones.

Lézio Júnior com suas ilustrações

Charge de Lézio Júnior publicada no jornal Folha de São Paulo

 

Segue alguns dos sites dos principais chargistas e ilustradores brasileiros:

http://www2.uol.com.br/angeli/

http://www.arturdecarvalho.com.br/

http://www.caugomez.blogspot.com.br/

http://dalciomachado.blogspot.com.br/

http://www2.uol.com.br/glauco/

http://chargeseilustracoes.blogspot.com.br/

http://www2.uol.com.br/laerte/

http://www.ique.com.br/

http://www.ziraldo.com/

 

Conheça mais charges de Lézio Júnior. Acesse:

http://lezio.junior.zip.net/

 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: