inclinação da retícula offset

A função da retícula é transformar uma imagem original com variação tonal contínua em variação discreta (descontínua), tornando possível sua reprodução por qualquer processo de impressão. A imagem com variação tonal reticulada, ou seja, formada por pontos de retícula, é chamada de meio-tom.

Moiré

Moiré (lê-se moarê) é um padrão geométrico repetitivo e visível, formado pela sobreposição de dois ou mais grafismos reticulados. É um efeito desagradável que é comumente evitado inclinado-se as retículas dos grafismos em angulações predeterminadas.

Inclinação das retículas

Como mencionado anteriormente, para prevenir o aparecimento do moiré e obter um impresso de qualidade, faz-se uso da inclinação das retículas de cada cor. Na reticulagem convencional, busca-se uma diferença de 30º entre as cores mais fortes (ciano, magenta e preto). Assim, o ciano é inclinado a 15º ou 105º, o magenta a 75º, o preto a 45º e o amarelo (cor mais fraca) a 0 ou a 90º. As inclinações variam de acordo com o processo de impressão utilizado (offset, rotogravura, flexografia, serigrafia).

Roseta

A inclinação das retículas resulta em padrões geométricos invisíveis a olho nú (dependendo da lineatura), com formato de um anél, formados pela sobreposição parcial dos pontos de ciano, magenta, amarelo e preto. As rosetas podem ser de centro claro ou escuro, sendo que o centro claro ocorre quando o ponto preto está unido aos outros pontos na formação do anel e, no centro escuro está no centro, rodeado pelos outros pontos.

 

Padrão geométrico na retícula - Roseta

As rosetas possuem tamanho ínfimo. A imagem acima é meramente ilustrativa.

Normalmente, a roseta de centro claro oferece maior detalhe nas áreas de sombra e a torna menos visível, principalmente nos tons de pele e tons médios. O ponto preto no centro da roseta escura, por estar sujeito ao ganho de ponto pode entupir a roseta, aumentando sua visibilidade.

fonte:http://www.idemdesign.net/pt/art-graf/press-offset/91-offset-reticula.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: