Fotografias Douglas Viscardi

Durante a minha graduação de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, concluída em 2005, no Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp), de São José do Rio Preto, me apaixonei profundamente pela arte da fotografia.

No terceiro e quarto anos de faculdade tive a disciplina de fotografia com o professor Elisandro Ascari. Durante esses anos do curso aprendi muito sobre a arte da fotografia. Do teórico a prática, de enquadramento, profundidade, foco, abertura, velocidade, fotometria até a revelação do filme – não tinha câmeras digitais e usávamos máquinas com filmes Canon e Pentax, uma com rotação do filme manual e outra automática – e a ampliação do negativo para o papel fotográfico, tudo em preto e branco.

Cada novo aprendizado durante as aulas parecia um brinquedo novo dado a uma criança. Não via a hora de ter novamente aula de fotografia para pegar uma câmera na mão e por em prática o que tinha aprendido na teoria. Veja abaixo algumas fotografias minhas durante a faculdade, em estúdio e externas.

Uma das primeiras fotos feitas, em estúdio, durante a faculdade de Jornalismo

Foto de um morador de rua, a primeira vez que fotografei com equipamento da faculdade pelas ruas da região

Com um pouco mais de conhecimento consegui fotos legais em uma competição de Motocross, em Bálsamo/SP

Após a conclusão do curso e já formado em Jornalismo me afastei um pouco dos estudos da fotografia, pois trabalhei com assessoria de comunicação da própria Unorp e as fotos que fazia não tinham muitos segredos, pois eram palestras e eventos da instituição e principalmente porque o equipamento cedido para o trabalho não ajudava muito, uma máquina compacta e sem muitos recursos da Sony, uma cyber shot.

Após sair da assessoria da Unorp, em 2007, montei um jornal em Neves Paulista, o Jornal Compacto (www.jornalcompacto.com), que edito até hoje. Dai pra frente voltei a me aprofundar na fotografia, pois no jornal faço tudo sozinho e há pautas de diferentes seguimentos – política, saúde, esportes, policial, dia-a-dia e até social. Desde o fundamento do jornal adquiri uma máquina digital Kodak Z1012, com opção de fotografar com funções manuais e de alta velocidade. Veja algumas fotos publicadas no jornal e algumas clicadas por hobby.

Uma das primeiras fotos que fiz de futebol – Foto de capa de uma das edições do Jornal Compacto

Fotojornalismo para Jornal Compacto

Casal de araras fotografadas em uma fazenda em Cabreúva/SP

Flor de um tipo de cacto que só floresce a noite – Neves Paulista/SP

Molhei uma roseira do jardim de casa e consegui algumas belas imagens

No começo deste ano (2012) comprei minha primeira câmera DSLR, ou seja, profissional com lentes intercambiáveis, uma a Canon 7D, com lente 18-135mm e flash Canon Speedlite 580EX II. Desde então voltei a estudar ainda mais a arte da fotografia e consegui alguns resultados legais. Confiram:

Pôr do sol na zona rural de Neves Paulista/SP

Gaviões procuram comida em terra tombada na zona rural de Neves Paulista/SP

Pôr do sol na zona rural de Neves Paulista/SP

Cerca viva de uma fazenda em Neves Paulista/SP

Espero que tenha gostado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: