Rubens Gerchman

Rubens Gerchman nasceu no Rio de Janeiro, em 1942, e faleceu em São Paulo, em 2008.

Pintor, desenhista, gravador e escultor, o carioca freqüentou em 1957 o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro,  onde estudou desenho. Fez curso de xilogravura com Adir Botelho e frequentou a Escola Nacional de Belas Artes – ENBA, entre os anos de 1960 e 1961.

Em 1967, foi contemplado com o prêmio de viagem ao exterior no 16º Salão Nacional de Arte Moderna – SNAM. Residiu em Nova York entre 1968 e 1972 e voltou ao Brasil para dirigir o filme Triunfo Hermético e os curtas ValCarnal e Behind the Broken Glass.

Em 1981, a convite da arquiteta Lina Bo Bardi ( 1914 – 1992), realizou painéis de azulejos para o SESC Fábrica Pompéia, em São Paulo. Em 1982, permaneceu por um ano em Berlim como artista residente, a convite do Deutscher Akademischer Austauch Dienst – DAAD [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico].

Lançou, em 1989, o livro Gerchman, com textos do crítico de arte Wilson Coutinho. Publicou o álbum de litografias Dupla Identidade, com texto do poeta Armando Freitas Filho (1940), em 1993. Como docente, ministrou cursos no Brasil e no exterior. Em 2000, lançou álbum com 32 litografias, primeiro volume da coleção Cahier d’Artiste, da Lithos Edições de Arte.

fonte:http://tvg.globo.com/platb/domingaodofaustao-programa/category/telao-do-domingao/page/2/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: