Exposição fotográfica “Veolia Water Fotógrafos da Natureza”

Chegou ao Brasil no dia 15 de junho uma coleção de imagens inesquecíveis de todos os fotógrafos vencedores da competição realizada pelo Natural History Museum de 2011. O concurso que recebeu 41 mil fotografias de 95  países selecionou apenas 79 imagens de 24 países, as quais ganharam a  competição pela habilidade de registrar a beleza e admirar a  importância do mundo natural.

Entre várias divisões, a fotografia do ano foi para Daniel Beltrá,  espanhol, fotojornalista da agência de notícias EFE e Greenpeace, o qual  registrou uma imagem de pelicanos resgatados nas águas do Golfo do  México, em 2010. Na imagem os pelicanos estavam passando pela  primeira etapa de limpeza em uma instalação de pássaro e resgate  temporário em Fort Jackson, Lousiana.

“Ainda existe vida no óleo”, imagem do fotógrafo espanhol Daniel Beltrá

Anualmente uma exposição principal com as fotos vencedoras ocorre no Natural History Museum de Londres e em seguida viaja por todo o mundo. O Brasil receberá durante os meses de junho a agosto o Veolia Water Fotógrafos da Natureza no Espaço Cultural Bovespaem São Paulo e no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico no Rio de Janeiro.

A competição

Este é o 48º ano da competição. O Fotógrafos da Natureza é uma exibição anual das melhores fotografias de natureza do mundo. O concurso é de propriedade de duas instituições do Reino Unido que se orgulham em apresentar e premiar a diversidade de vida na Terra – o Natural History Museum (Museu de História Natural) e a BBC Wildlife Magazine (Revista BBC Wildlife).
A cada ano, dezenas de milhares de inscrições são recebidas e julgadas por uma bancada internacional de jurados especialistas em fotografia.

A História da Competição

A origem do concurso Fotógrafos da Natureza data de 1965, quando o nome da BBC Wildlife Magazine (Revista BBC Wildlife) ainda era Animals (Animais) e havia somente três categorias, e cerca de 600 inscrições de fotografias. Mas, mesmo naquela ocasião este já era o maior evento sobre fotografias da natureza. O concurso ganhou prestígio através dos anos, e em 1984, a BBC Wildlife Magazine e o Natural History Museum uniram forças para transformar o concurso no que ele é hoje.
Atualmente, mais de 40.000 inscrições são recebidas, de mais de 90 países por todo o mundo. Anualmente, uma exposição principal ocorre no Museu e em seguida viaja pelo mundo todo. As fotografias premiadas são exibidas no website, na BBC Wildlife Magazine e em publicações pelo mundo inteiro. E com isso, hoje, vistas por milhares de pessoas.

Serviço:

Exposição

Data: 15 de junho a 9 de julho

Horário para visitação: de segunda a sexta das 9h às 18h

Local: Espaço Cultural Bovespa

Endereço: Praça Antônio Prado, 48, Centro, São Paulo-SP

Entrada gratuita

Data: 3 de agosto a 30 de agosto

Horário: de segunda à sexta das 10h às 18h; sábado e domingo das 10h às 16h

Local: Espaço Tom Jobim Jardim Botânico

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 (dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro-RJ)

Entrada gratuita

Fonte: http://www.culturasub.com/veoliawaterfotografosdanatureza/index.php

http://revistamergulho.com.br/_wp/?p=2350

http://guia.uol.com.br/sao-paulo/exposicoes/noticias/2012/06/14/fotos-sobre-a-natureza-estao-em-exposicao-gratuita-em-sao-paulo.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: