Alex Hull – móveis com acabamento de couro

Criação do britânico Alex Hull, a mesa Equus surgiu de um projeto de colaboração com a fabricante de móveis inglesa Linley. Com a ideia de explorar o encontro entre trabalho artesanal e inovação tecnológica, o designer reinterpretou o desenho de uma clássica escrivaninha, um dos produtos mais icônicos da Linley.

Já faz algum tempo que Alex Hull explora através de seu trabalho a relação entre a marcenaria tradicional, a tecnologia de ponta e o design com linhas orgânicas, culminando neste ano na formação de seu estúdio multidisciplinar. Para esse projeto ele desconstruiu as formas originais, chegando em um design aerodinâmico e futurista, que carrega inovação de um lado e tradição de outro.

A nova peça, Equus, é uma escrivaninha atualizada para o século 21. Sem gavetas ou distrações, a mesa oferece apoio e nada mais. O trabalho mistura em sua composição um design de superfície avançado com as artes tradicionais de trabalhar o couro manualmente, usadas tanto na encadernação de livros, como para produzir selas de montaria.

Mantendo as proporções da escrivaninha clássica da Linley, Alex criou uma forma similar, porém mais fina, feita de fibra de vidro e carbono. Na produção aproveitam-se recursos avançados de engenharia para alcançar formas complexas, antagônicas à simplicidade visual da peça. O acabamento à mão, com couro da melhor qualidade, dá o equilíbrio final, vestindo o móvel com um material que não só tem a sua própria história e alma, mas que se transforma e adquire marcas com o uso e o tempo.

Na próxima semana Alex Hull apresentará no evento “Pavilion of Art and Design – PAD”, em Londres, sua mais nova criação: o Split Sofa (acima). Representada pela Gallery Fumi, a peça tem estrutura em balanço, visualmente leve e com formas orgânicas. O design, que tem acabamento de couro por fora e camurça por dentro, é inspirado nas ondas do mar e na construção composta das pranchas de surf.

 

Fonte: http://talk.arkpad.com.br/design/alex-hull-moveis-com-acabamento-de-couro

fotos: Mark Reeves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: