Designe e Durabilidade

Bom Design é durável

Para Rams, uma das coisas que faz um projeto ser considerada um “bom Design” é ele ser atemporal e durável.

A cultura materialista que vivenciamos hoje preza pela criação de produtos descartáveis, para incentivar o fluxo maior de produtos, estimulando assim o mercado. Além disso, criar produtos, sejam eles tridimensionais ou gráficos considerando modismos e tendências, tornou-se comum, com isso temos uma infinidade de produtos que se desatualizam e se tornam ultrapassados em poucos meses de uso.

De fato, nem todo projeto precisa perdurar durante anos. Produtos simples, como um cartaz, ou outros materiais do gênero podem usar de tendências na criação do seu conceito, cabe ao profissional saber quando usar de tais ferramentas.

Outros projetos, como Identidades Visuais, não podem ser projetados usando tendências passageiras, pois este tipo de trabalho é desenvolvido para ser usado por décadas sendo funcional e esteticamente agradável, e nunca parecer defasado. Uma Identidade Visual, por exemplo, se solidifica no mercado através de um bom branding e de sua aplicação em diversos materiais de forma unificada, mas tudo isso demanda de tempo. Como estabelecer uma aplicação uniforme se o produto sofre alterações constantes?

Além disso, os produtos devem ser desenvolvidos para serem fisicamente capazes de suportar o tempo. Provavelmente você tem algum produto velho em casa que ainda funciona, por outro lado aquele eletrodoméstico que comprou mês passado já não funciona mais tão bem.

Essa tendência em criar produtos de curta duração, para incitar o mercado é ruim, não apenas para o design, mas para todo o mundo. Com esse tipo de estratégia, a geração de lixo aumenta muito, pois o descarte de produtos (quaisquer que sejam) é muito superior a de alguns anos atrás. Somando a isso o número cada vez maior de consumidores, temos uma montanha de lixo gerada a cada dia, em grande parte devido a produtos projetados para durar pouco.

Importante lembrar também, que muitas vezes o prazo de vida de um produto depende muito do material com o qual ele é produzido. Isso não vale apenas para design de produtos, mas gráfico também. É importante lembrar que o Design gráfico também tem uma série de características técnicas envolvidas no fluxo de trabalho, e tais características devem ser consideradas no momento da criação. Produtos mais duráveis podem custar mais caro, mas muitas vezes o investimento vale a pena.

Criar um produto capaz de se estender através de décadas sem nunca ficar desatualizado ou antiquado não é uma tarefa fácil, e muitas vezes falhamos ao tentar faze-lo. Como tudo no “bom design”, a durabilidade de um produto é definida durante sua criação, e para levar em consideração mais este elemento, devemos ter tempo para pesquisas e estudos, e como todos sabemos, tempo é um artigo raro (e caro) hoje em dia, não apenas no Design.

É isso ai pessoal até a próxima,espero que tenham gostado e ‘Stay TRIUMPHANT♥’

 

(♥)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: