Mascotes e marcas

Os mascotes e as marcas no design – Parte 1

Uma das saídas que empresas buscam no momento de criar sua identidade visual é a utilização de um mascote, mas você já se perguntou qual é o melhor na hora de representar a identidade visual, se é a logo ou o mascote?

 

As mascotes são elementos que estão muito presentes em marcas e em campanhas de publicidade, alguns são tão marcantes que já se tornaram ícones.

Sendo assim eu decidi fazer uma série de três artigos falando um pouco sobre essa poderosa ferramenta do marketing e também do design que são os mascotes.

Mascote ou simbolo? Você sabe a diferença?

De maneira bem simples os mascotes são personágens criados para representar uma marca ou um evento, normalmente são representados na forma de animais embora isso não seja uma regra pois é possível encontrar mascotes em várias formas que não animais, eu mesmo posso lembrar de uma máquina de passar cartão de crédito e uma embalágem de esponja de aço.

Muitas empresas costumam escolher por ter um mascote como marca ou em alguns casos o mascote faz parte da marca e auxilia na identidade visual da empresa, produto, evento, etc.

Porém não devemos confundir os mascotes com os simbolos em forma de animais, algumas marcas por exemplo tem animais como simbolo que fazem parte da composição mas que não são mascotes.

Mascotes não são estáticos, ou seja, eles tem outras representações gráficas sem perder seu significado, são personágens animados que podem ser representados correndo, pulando, dançando e mesmo assim mantém seu significado.

Já os simbolos, normalmente, não podem ser alterados pois podem mudar a composição e, consequentemente, o significado da marca.

Recentemente tivemos na mídia a divulgação do mascote da copa do mundo de futebol de 2014 que será realizada no Brasil. O mascote escolhido foi o tatú-bola, animal genuinamente brasileiro. A escolha do animal como mascote foi oportuna pois chama a atenção para o fato de o tatú-bola estar ameaçado de entrar na lista de animais em extinção.

 

 Marca gráfica ou mascote? Qual o melhor?

Na verdade não existe um melhor ou pior, isso é muito relativo, acredito que os mascotes são uma ferramenta que agrega valor a marca e possuem algumas vantágens pelo fato de serem altamente mais fáceis de serem lembrados.

Faça um teste, você lembra desse cachorro que foi mascote de uma das copas do mundo de futebol? E aí lembrou? acredito que você se lembre dele mesmo que seja vagamente, mas e da marca do evento  você lembra?.

Uma outra vantágem dos mascotes é que eles podem ser representados de algumas formas que as marcas, normalmente, não conseguem, como por exemplo: brinquedos, animações, fantasias, entre outros objetos.

No próximo artigo vamos ver quais são as principais caracteristicas que devem ser utilizadas na hora de criar um mascote.

Qual dos dois você considera melhor para representar uma empresa ou evento, a marca gráfica ou o mascote?

 

É isso ai pessoal até a próxima,espero que tenham gostado e ‘Stay TRIUMPHANT♥’

(♥)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: