sublimação funcionamento

Nós últimos anos tem se falado muito em sublimação. Muitas pessoas não entendem oque é de fato a técnica e oque pode e não poder ser personalizado através da sublimação.

Explicar o conceito da sublimação envolve química. Não é tão difícil quanto parece, nada mais é que: A transformação do estado sólido direto para o estado gasoso. Assim como o gelo seco e a naftalina.

Em termos práticos a imagem impressa no papel é o sólido, quando se aplica calor e pressão ela se transforma em vapor e é transferida para o produto.

Antes e Depois da Sublimação.

A sublimação trouxe um mundo de possibilidades para quem trabalha com personalização. Antes de se tornar popular éramos limitados a estampar tecidos em geral e só! Quando as pessoas começaram a conhecer e criar peças com a Sublimação o próprio mercado de brindes ressurgiu.

Oque é preciso para trabalhar com Sublimação.

Nada de muito complexo : Computador; Impressora Sublimática; Tinta Sublimática; Papel Sublimático; Produto que tenha base de poliéster e Máquina de estampar.

Impressora Sublimática : Nada mais é que uma impressora Jato de Tinta adaptada com um bulk ink. Utiliza tinta sublimática ao invés de cartuchos de tinta. A marca mais comum de impressora que se usa para adaptar o bulk ink é Epson, devido à avançada tecnologia do cabeçote de impressão, densidade de impressão e baixo custo.

Papel Sublimático: Como toda estampa feita em impressoras comuns, você também irá precisar de um papel especifico, que é o Papel Transfer Sublimático. Este papel recebe uma resina à base de poliéster. Adquira sempre produtos de qualidade, para garantir um ótimo produto final.

Tinta Sublimática: Muitas pessoas acham estranho o fato de que quando você imprime uma imagem com tinta sublimática ela aparece quase que sem cor e que depois de ser remetida a pressão e calor da máquina de estampar, a imagem transferida fica com uma cor viva e brilhante.

Pois bem, nós também custamos a entender e entramos a fundo no segmento de tintas e pigmentos. E descobrimos que na realidade a tinta sublimática é um corante, que quando aquecido projeta as partículas no poliéster. De modo que maior a quantidade de poliéster no material, mais corante ele receberá.

Já que estamos falando em poliéster, vamos entender sobre os materiais que podem e que não podem ser usados para sublimação.

Poliéster:Para muitas pessoas poliéster é só um tipo de tecido sintético. Mas aí fica a duvida: Se só o poliéster aceita a estampa sublimática, como é que canecas, pratos, vidro e metal também podem ser estampados?

E a resposta é simples, todos estes materiais recebem uma resina a base de POLIESTER.

Na Rimaq é possível encontrar muitos produtos já preparados com Resina à base de Poliéster. Canecas, Pratos, Squezz, quebra-cabeça dentre outros. E você também pode comprar a resina e aplicar nas peças que deseja personalizar. A qualidade de um produto que já vem com a resina aplicada e a peça que você mesmo aplica são diferentes. Isso porque a aplicação destes é feita por maquinário e pessoas profissionais, e quando você for aplicar a Resina, por mais cuidadoso que seja você não irá conseguir um resultado uniforme, desvalorizando o seu produto final.

Mas não é só o fato de aplicar uma resina de poliéster que um produto se torna apto a ser sublimado. Você deve ver as características dele, por exemplo, o plástico não aceita temperatura, por tanto não adianta aplicar resina, pois ele derreterá ao ser estampado. Então antes de sair aplicando resina em todas as peças que você adoraria ver a sua foto estampada, pense oque irá ocorrer se for submetido a alta temperatura e pressão.

Máquina de Estampar:Já entendemos oque é uma impressora, tinta e papéis sublimático. Também vimos quais os materiais que podem e não podem ser estampados através da sublimação.

Agora você precisa entender que tudo isso sem uma máquina de estampar de qualidade de nada adianta. Pois a sublimação é uma técnica bem detalhista. E só com uma máquina que distribua por igual o calor sob o produto, que permita que você determine a pressão correta para cada material, que possa controlar o tempo de modo meticuloso e que tenha uma área de trabalho adequada ao seu trabalho é que irá garantir um produto final campeão de vendas!

Continue acompanhando o Portal Rimaq 3.0 que em breve teremos mais artigos sobre sublimação e tudo oque você precisa saber para que o seu negócio se torne um Grande Sucesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: