Arte na garrafa da vodka Absolut

Em 1980 a vodka sueca Absolut criou uma campanha publicitária colocando arte na garrafa para reposicionar a bebida no mercado norte americano. O mítico artista pop Andy Warhol foi um dos responsáveis por colocar a Absolut no mundo da arte. Depois dele, Keith Haring, criou sua obra inspirada na marca, começando assim o “Absolut Art” e tornando um dos principais ícones da Absolut, a garrafa mais simples transformada em obra de arte. Desde então foram muitos artistas, entre eles Damien Hirst, Louise Bourgeois e o brasileiro Romero Britto, além de eventos e campanhas misturando design, publicidade e arte.

Obra de Andy Warhol que criou o vínculo da Absolut com a arte

A Absolut também realizou o projeto no Brasil. Foram 12 artistas convidados para fazer a releitura da garrafa. Dessas, 10 versões dos artistas Nando Costa, Adhemas, Abiuro, Glauco Diogenes, Gui Borchert, Marconi, Nitrocorpz, Colletivo, Rubens Lp e Mooz foram apenas virtuais. 

Garrafas da Absolut do projeto Brasil

As outras duas versões, de autoria de Nelson Leirner e Daniel Senise, foram disponibilizadas ao mercado depois que foram expostas durante agosto e setembro de 2007 em São Paulo.

Obras de Nelson Leirner (esquerda) e Daniel Senise (direita) do projeto Absolut Brasil que foram comercializadas

O sucesso artístico das campanhas é tão grande que em 2003 a Absolut foi a primeira marca convidada como expositora oficial da Bienal de Veneza e eleita como uma das 10 melhores campanhas publicitárias do século 20 publicada na Advertising Age, sendo a única que não usou televisão.

Na última edição da campanha, realizada em 2010, 20 promissores artistas do mundo inteiro – entre eles, os brasileiros Eduardo Recife e Fernando Chamarelli – foram convidados a criar cartazes, anúncios, comerciais e peças interativas para mobile a partir do formato em branco da garrafa. Chamado de Absolut Blank as embalagens reais do projeto não foram produzidas para venda.

Obras de Eduardo Recife e Fernando Chamarelli para a Absolut Blank

 

Participaram do projeto os artistas Adhemas Batista, Aestethic Apparatus, Brett Amory, Dave Kinsey, David Bray, Eduardo Recife, Fernando Chamarelli, Good Wives & Warriors, Jeremy Fish, Ludovica Gioscia, Marcus Jansen, Mario Wagner, Morning Breath, Robert Mars, Sam Flores, Thomas Doyle, UVA e Zac Freeman.

Projeto Absolut Blank

Confiram os vídeos do processo de criação e produção do projeto Absolut Blank

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: