Ivald Granato Filho

O artista nasceu em 1949 na cidade de Campos (RJ) e atuou como gravador, desenhista e pintor. Sua carreira começou cedo, sob a influência do cubismo, originado em Paris e que tem como expoente o pintor Pablo Picasso.

No ano de 1966, Granato estudou pintura com Roberto Newman, fundador do Museu de Arte Moderna do Espírito Santo. No ano seguinte, ele entrou para a Escola de Belas Artes da UFRJ.  Mas, por motivos pessoais, teve que abandonar o curso e mudou o seu estilo de arte para algo mais político e rebelde.

Em São Paulo, para onde se mudou em 1972, Ivald Granato expôs trabalhos de Mail Art em diversas galerias, entre elas, o Museu de Arte Brasileira e Art Nobile. No ano seguinte, ele abriu a sua própria galeria na mesma cidade.

A arte de Granato não é conhecida apenas no Brasil. Seus quadros, gravuras e desenhos foram contemplados por admiradores na Alemanha (Galeria Maeder e Exposição Frankfurt, em 1984), Estados Unidos (International Gallery de New York, em 1988) e Japão (Kramer Galeria de arte , em 1992).

Uma de suas frases marcantes explicou a diferença entre design e arte. “O design estuda e desenvolve objetos com uma finalidade. Mas a diferenciação entre design e arte é difícil de ser determinada. Os pintores talvez marquem bem essa distinção.”, diz Ivald Granato.

fonte:http://tvg.globo.com/platb/domingaodofaustao-programa/category/telao-do-domingao/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: